Saturday, May 20, 2006

Em luta pelos direitos dos trabalhadores na República Bolivariana

Apelamos ao apoio do movimento internacional dos trabalhadores

CDTV, Venezuela, 18 de Maio de 2006

A Venezuela não deixo de estar nos noticiários nos últimos anos. Enquanto a maioria das média do mundo acusa o regime de Chavez de estar apenas a um passo de ser «uma ditadura comunista», o verdadeiro quadro da realidade venezuelana é muito diferente. O governo de Chavez encetou um enorme programa de mudança social e redistribuição da riqueza. A Venezuela, um país com uma riqueza nacional enorme, tem sido conhecido historicamente como um país de enorme desigualdade na distribuição da riqueza. Sob o domínio das multinacionais e do imperialismo, as riquezas venezuelanas acabaram nos bolsos das elites ricas de muitos países, mas nunca delas caíram migalhas para a melhoria das condições de vida de e trabalho das massas e da classe operária e demais trabalhadores da própria Venezuela.

Desde a sua primeira eleição em 1998, o governo de Chavez estabeleceu vários programas sociais conhecido como «missões» provendo o acesso a educação e cuidados médicos gratuitos, e distribuindo alimentação confeccionada a preços acessíveis para milhões de pessoas.

A Campanha Pelos Direitos dos Trabalhadores na Venezuela apoia os passos positivos e programas de reforma com pretendem a erradicação da pobreza e apoia o proletariado, os camponeses e as massas pobres na reconstrução das suas vidas.

A Campanha pelos Direitos dos Trabalhadores na Venezuela estabelece-se para, na Venezuela e internacionalmente auxiliar os trabalhadores a estabelecer sindicatos e outras organizações de trabalhadores em defesa dos seus direitos. A Campanha pelos Direitos dos Trabalhadores na Venezuela foi criada em Abril de 2006 por sindicalistas da Venezuela. São elementos fundadores da Campanha o SIRTRASALUD, Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do distrito da capital, Caracas, a secção sindical da UNT na companhia de electricidade Cadafe, e o Comité Executivo do SURPOFRAD, sindicato da indústria farmacêutica.

A Campanha baseia-se num programa de dez pontos que tem por objectivo clarificar os objectivos da Campanha e as questões que se colocam hoje perante os trabalhadores da Venezuela.

Procuramos o apoio do movimento internacional dos trabalhadores em defesa dos direitos dos trabalhadores na Venezuela e desenvolvendo a representação independentes dos trabalhadores, quer apoiando a implantação dos sindicatos em todas as fábricas e locais de trabalho, quer na forma de representação política dos trabalhadores em organizações e partidos.